Palestrantes


Palestrantes Congresso

Palestra Show – Decolando rumo ao Sucesso

Clovis Tavares

Clovis Tavares

Mágico por paixão e publicitário por formação, Clovis Tavares tornou-se internacionalmente conhecido em seus 35 anos de carreira.
Clovis, é o único palestrante do Brasil que recebeu 5 Tops de Marketing da ADVB por sua criatividade em combinar
Marketing com Mágica.

Dedetizador ou Agente de Saúde? Qual caminho seguir?

Sérgio Bocalini

Biólogo, Especialista em Entomologia Urbana – UNESP, Mestre em Ciências – Faculdade de Saúde Pública – USP, Vice-presidente executivo da APRAG, Gestor de Relações Institucionais – FEPRAG. Foi Coordenador do Grupo de Trabalho sobre Vetores e Pragas Urbanas – CFBio e Conselheiro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo.

Antônio Marco França

Formado em Licenciatura em Física pelo Instituto de Física da Universidade São Paulo – USP, trabalhou como pesquisador do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo por 10 anos onde publicou diversos trabalhos técnicos relacionados à Tecnologia em Preservação de Madeiras. Em 1986 iniciou a TECNOMAD e em 2001 passou a ser Sócio Diretor do Dimensão Treinamento e Consultoria Ltda. Foi Presidente da APRAG, Diretor-Presidente da FEPRAG e Presidente do SINDPRAG-SP.

Pedro Roschel

Farmacêutico-Bioquímico com sólida experiência em vigilância sanitária, capacidade de liderança, atualmente Diretor do Grupo Técnico de Saneantes da Divisão de Produtos Relacionados à Saúde – DITEP, do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo. Atuando ainda como inspetor em inspeções de certificação de boas práticas de fabricação de medicamentos, insumos farmacêuticos, produtos para saúde, cosméticos e saneantes.

Promoção de capacitação de profissionais em Vigilância Sanitária na Pré e Pós-comercialização.

Mediador - Nelly Carretero de Tate

Mediadora – Nelly Carretero de Tate

É pós graduada em Gestão Ambiental e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas, possuem ainda formação técnica em Contabilidade. É Diretora Técnica e Comercial da empresa DDL Empresas Inteligentes no mercado desde julho de 1995


Certificações: uma ferramenta de gestão para conquistar clientes

Luís Vaders

Bacharel em Administração de Empresas e Qualificado como Auditor Líder em Sistema de Gestão da Qualidade.

Experiência de mais de 10 anos em consultoria em sistemas de gestão e sócio proprietário da Vaders Assessoria Ltda.

Davidson Herbert Gullá

Mediador – Davidson Herbert Gullá

Empresário, Gestor em Micro e Pequenas Empresas, Diretor de Integração Regional da APRAG, Relações Institucionais da FEPRAG e Vice-Presidente pelo seguimento de Controle de Pragas Urbanas do SINDTUR – Sindicato Patronal.


Controle de pragas: um fator decisivo em segurança alimentar

gisele

Gisele Paula Samora

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e especialização em Segurança Alimentar pela certificadora suíça SGS (2012). Atualmente é responsável pelas áreas de Qualidade e Pesquisa e Desenvolvimento da Barilla Ltda. no Brasil. Tem experiência na área de Qualidade Logística (BPD), Garantia da Qualidade em copacker (BPM e APPCC), Controle de qualidade, Garantia da Qualidade Internacional, auditoria BRC e IFS, Regulatórios Nacional e internacional e Pesquisa e Desenvolvimento.

Marcos Gennaro

Mediador – Marcos Gennaro

Engenheiro Agrônomo
Proprietário da empresa Controlinset
Vice-Presidente – APRAG
Atua no setor de Controle de Vetores e Pragas Urbanas há mais de 25 anos


Estudos de caso:
Experiência de sucesso no controle de escorpiões

André Luís Fernandes

André Luís Fernandes

Diretor técnico da empresa tecprag – tecnologia e controle de pragas ltda
Formado em Ciências Biológicas pela UNIMEP de Piracicaba-SP
Especializado em Saúde Pública pela UNAERP de Ribeirão Preto – SP e Entomologia Urbana pelo Centro de Estudos de Insetos Sociais da UNESP Rio Claro – SP
Membro da SEB – Sociedade Entomológica Brasileira desde 1987
Membro da ABEF – Associação Brasileira de Entomologia Forense – UNICAMP
Membro da APRAG
Membro da NPMA – National Pest Manegement Association dos USA


Controle de roedores em usinas sucroalcooleiras

Carlos Henrique de Oliveira Wadt

Carlos Henrique de Oliveira Wadt

Graduado em Engenharia Agronômica e Pós graduado em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela ESAL – Escola Superior de Agricultura de Lavras – Hoje UFLA (Universidade Federal de Lavras MG). Ocupações profissionais na área: Ciba Geigy, Sandoz, Microbiotécnica Controle de Pragas Urbanas, Ecolab Pest Elimination (Controle de Pragas Urbanas) e atualmente é gerente comercial/administrativo da PROTECTA Tecnologia em Controle de Pragas


Controle de roedores em usinas sucroalcooleiras

Adriano Nunes da Costa

Adriano Nunes da Costa

Técnico Agrícola, Biólogo, Empresário e Gerente Técnico da PROTECTA
Atuo no setor há 19 anos
Ocupações profissionais na área: Microbiotécnica Controle de Pragas Urbanas,
Ecolab Pest Elimination e PROTECTA Serviços de controle de pragas

Huggo de Lucca

Mediador – Huggo de Lucca

Conselheiro da Aprag, Diretor Executivo da Biópolis – Eco Controle de Pragas Urbanas, Administrador pelo IMT – Instituto Mauá de Tecnologia e especialista em Economia pela FGV – Fundação Getúlio Vargas


Programa Nacional de Controle da Dengue – PNCD

Juliana Souza da Silva

Juliana Souza da Silva

Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), ano 2007. Mestre em Biologia Animal pela Universidade de Brasília (UnB), ano 2010. Na UnB, atuou no Laboratório de Dipterologia do Núcleo de Entomologia Urbana e Forense como estagiária e bolsista de iniciação científica. No laboratório de Microscopia Eletrônica da UnB atuou como técnica especializada e bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq – Nível 1A. Na Embrapa (CENARGEN – Centro Nacional de Pesquisa de Recursos Genéticos e Biotecnologia) foi estagiária no laboratório de bacteriologia, atuando na criação e manutenção de colônias de mosquitos Aedes aegypti e Culex quinquefasciatus, além de realização de bioensaios utilizando larvicida Bti (Bacilus thuringiensis israelenses). Atualmente trabalha no Ministério da Saúde, no Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), na área de controle do Aedes aegypti.

Denilson Lehn

Denilson Lehn

Graduação Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Faculdade Dom Bosco de Cascavel –PR (2012), Presidente da FEPRAG 2014/2016, Empresário do Controle de Pragas desde 1995, iniciou no movimento Associativo em 2000

José Rezende

Mediador – José Rezende

Médico Veterinário
Especialização em Saúde Publica
Diretor da Truly Nolen no Brasil
Atua no mercado há mais de 30 anos


Como reter talentos: um grande passo no caminho do sucesso

Esmeralda Queiroz

Esmeralda Queiroz

Graduada em Comunicação Social (Umesp) e em História (USP), pós graduada em Administração (Umesp), especializada em Administração de Recursos Humanos e Gestão do Ambiente de Trabalho (FGV). Experiência de mais de 20 anos na área de Recursos Humanos, em empresas nacionais e multinacionais e mais recentemente na orientação de empresários de micro e pequenas empresas, nos mais diversos segmentos.

José Aparecido Soares

Mediador – José Aparecido Soares

Administrador de empresas
Diretor da Desintec
Diretor do Sindprag
Associado APRAG desde 1992


Lucratividade: como elaborar o preço do serviço, manter a qualidade e ter lucro

Marcos Gennaro

Marcos Gennaro

Engenheiro Agrônomo
Proprietário da empresa Controlinset
Vice-Presidente – APRAG
Atua no setor de Controle de Vetores e Pragas Urbanas há mais de 25 anos

Alexandre Andrade

Mediador – Alexandre Andrade

Engenheiro Agrônomo
Formado na Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz/USP
Diretor Comercial da empresa Colly Química há 16 anos
Integra o Conselho Deliberativo da APRAG


Insetos voadores: como controlar de forma eficiente

João Paulo Gomes

João Paulo Gomes

Graduação em Ciências Biológicas, Pós-Graduação em Marketing, Especialização em Entomologia Urbana, pós em Gestão de Negócios e Mestrado em Saúde Pública. Carreira desenvolvida em instituições de ensino e empresas privadas atuando em pesquisa e desenvolvimento, assuntos regulatórios, qualidade, estudos clínicos e gerenciamento de marcas registradas e patentes. Coordenador do curso de pós-graduação em Cosmetologia Aplicada à Estética e professor do Centro Universitário SENAC. Conselheiro da Sociedade Brasileira de Vetores e Pragas Sinantrópicas. Membro das Comissões de Saneantes e Cosméticos do Conselho Regional de Química. Presidente da Comissão de Desinfestantes ANVISA/ABNT nº 181.

Carlos Watanabe

Mediador – Carlos Watanabe

Engenheiro agrônomo formado pela ESALQ-USP, em 1987. Trabalhou por 5 anos na área de pesquisa e desenvolvimento de produtos químicos para a Ciba (atual Syngenta), Responsável Técnico e sócio fundador da empresa Termitek; professor convidado do Curso de MBA de Gestão Ambiental da UNIFESP; presidente da APRAG na gestão de 2006 a 2012; atualmente ocupando a função de Diretor Técnico Cientifico da APRAG, diretor Administrativo da FEPRAG e Vice presidente setorial de Controle de vetores e Pragas urbanas da CEBRASSE.


Regulação do setor: uma luta constante

Davidson Herbert Gullá

Davidson Herbert Gullá

Empresário, Gestor em Micro e Pequenas Empresas, Diretor de Integração Regional da APRAG, Relações Institucionais da FEPRAG e Vice-Presidente pelo seguimento de Controle de Pragas Urbanas do SINDTUR – Sindicato Patronal.

carlos-pecanha

Carlos Peçanha

Biológo e Biomédico – Unicamp / 1991 com Especialização e Pós Graduação. Especialista pela Advanced Level Urban and Industrial Integrated Pest Management Purdue University , West Lafayet, IN, Estados Unidos da América – 2001. Pós graduado em Entomologia Urbana, pela UNESP – Universidade Estadual de São Paulo – Rio Claro/SP em Setembro de 2009.
Atuou como Biologo e Técnico responsável na Prolim – Campinas/SP, como Representate Técnico Comercial na FMC do Brasil S.A., Campinas /SP ; como–Coordenador MKT linha PCO na Ciba Geigy Quimica S.A. – São Paulo/SP e como Diretor Técnico da Multicontrole Controle de Pragas e Serviços Ltda. – Porto Alegre /RS.
Atua também como Instrutor Facilitador da Equipe EMPRETEC – RS, no SEBRAE – RS, que ministra o Seminário das Nações Unidas no Brasil desde 1999.

Denilson Lehn

Denilson Lehn

Graduação Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Faculdade Dom Bosco de Cascavel –PR (2012), Presidente da FEPRAG 2014/2016, Empresário do Controle de Pragas desde 1995, iniciou no movimento Associativo em 2000

Adélia Guerra

Adélia Guerra

Formada em Engenheira Agrônoma pela ULBRA, Pós-graduada em Nutrição de Plantas pela ESALQ e em Produção de Cachaça pela FTB/Embrapa com experiências em: Controle de pragas em Usinas da cultura da Cana, Funcionária Pública na Extensão Rural, Responsável Técnica no Controle de Pragas e Vetores Urbanos, Plano de gerenciamento de Resíduos Sólidos, Capacitação em Formação de Instrutores e operadores de controles de pragas e Professora e Instrutora em Escola Técnica Agrícola e atualmente responsável técnica na SOS Controle de Pragas e Vetores.

Ricardo Rezende

Mediador – Ricardo Rezende

Diretor de Expansão da Truly Nolen no Brasil
Atua no setor há 18 anos


Arquitetura, modelos construtivos e o manejo de pragas urbanas

Fábio Moreira

Fábio Moreira

Biólogo, com especialização em Entomologia Urbana e Meio Ambiente. Foi chefe do Zoológico Municipal e Gerente da Divisão Técnica de Conservação da Biodiversidade, ligados a Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos. Atuou em ações de conservação de fauna silvestre em vida livre e cativeiro.
Empresário do setor de controle de pragas urbanas, atuando no segmento a mais de 20 anos.
Atualmente realiza atividades no controle de pragas urbanas e no manejo de fauna silvestre em áreas urbanas e rurais, sendo diretor técnico e consultor da empresa Sinantrópicos Ambiental.

Simone Rezende

Mediadora – Simone Rezende

Bióloga
Especialista em Entomologia Urbana – UNESP/Rio Claro
Assistente Técnica – APRAG


Aedes aegypti: temos competência para controlar, afinal somos Agentes de Saúde (mesa redonda)

Paulo Roberto Urbinatti

Biólogo, formado pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP “Campus” de Rio Claro, SP. Possui especialização em Entomologia Epidemiológica e em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Mestre e doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Docente convidado para ministrar disciplina de Epidemiologia em cursos de especialização na área ambiental na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Credenciado como orientador pontual no programa de Pós-graduação na área de concentração de Epidemiologia e no programa de Mestrado Profissional em Entomologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Autor de capítulos de livros e diversos artigos publicados em revistas científicas.

sergio-bolcani22

Sérgio Bocalini

Biólogo, Especialista em Entomologia Urbana – UNESP, Mestre em Ciências – Faculdade de Saúde Pública – USP, Vice-presidente executivo da APRAG, Gestor de Relações Institucionais – FEPRAG. Foi Coordenador do Grupo de Trabalho sobre Vetores e Pragas Urbanas – CFBio e Conselheiro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo.

Sra. Dalva Marli Valério Wanderley

Dalva Marli Valério Wanderley

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Especialização, Mestrado e Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atua na Superintendência de Controle de Endemias como Assistente Técnico de Direção para a área de vigilância e controle de vetores. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Doenças Transmitidas por Vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia e controle das arboviroses, doença de chagas, malária e leishmanioses.

Cristiane Matavelli

Cristiane Matavelli

Em 2004, graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Durante a pós-graduação, atuou principalmente na área de ecologia populacional, com ênfase em espécies exóticas. De 2005 a 2007, foi bolsista de Treinamento Técnico Nível III – Fapesp pela UNICAMP”. Em 2009, tornou-se Mestre em Ciências Biológicas pela UNESP (Campus Botucatu). Em 2010, iniciou o doutorado pela UNESP (Campus Rio Claro) trabalhando com Dinâmica populacional de pragas exóticas, realizando em 2013 parte das suas pesquisas no Instituto Gulbenkian de Ciências (Oeiras, Portugal). Em 2014, assumiu a coordenação do Laboratório de Vetores e Pragas da Merieux NutriScienses – Bens de Consumo, onde desenvolve atividades voltadas a pragas urbanas, agrícolas e de jardinagem amadora.

Mediadora – Nelly Carretero de Tate

É pós graduada em Gestão Ambiental e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas, possuem ainda formação técnica em Contabilidade. É Diretora Técnica e Comercial da empresa DDL Empresas Inteligentes no mercado desde julho de 1995.


CIP/MIP: O que esperar do futuro: evolução, gestão e novas ferramentas

Luiz Chaves

Luiz Chaves

É Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP. Com Mestrado em Entomologia – Controle Biológico pela ESALQ/USP e Doutorado em Entomologia – Pragas Urbanas também pela ESALQ/USP e Professor da Disciplina Pragas de Produtos Armazenados do Curso de Pós Graduação em Entomologia Urbana da UNESP/Instituto Biológico.
Atuou na Microbiotécnica Saneamento Ltda e na Ecolab Química Ltda – Divisão Pest Elimination Brasil e Ecolab Química Ltda – Divisão Pest Elimination LATAM

Bruno Mendonça

Mediador – Bruno Mendonça

Especialista em Entomologia Urbana
Administrador de Empresas
Técnico em Química
Responsável técnico pela DM PRAGAS
Atuante no setor desde 2008

1º Encontro de Especialistas em Entomologia Urbana Entomologistas Contribuindo para o Crescimento do Setor de Controle de Vetores e Pragas Sinantrópicas

Ana Eugênia de Carvalho Campos

Ana Eugênia de Carvalho Campos

Bióloga pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UNESP, Rio Claro. É diretora geral substituta e pesquisadora científica nível VI do Instituto Biológico, docente do Curso de Pós Graduação em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio do Instituto Biológico. É membro da equipe coordenadora do Curso de Especialização em Entomologia Urbana (UNESP/Instituto Biológico). Tem experiência na área de Zoologia, , atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, biologia e controle de pragas urbanas com ênfase em formigas urbanas.

Odair Correa Bueno

Odair Correa Bueno

Biólogo graduado em Ciências Biológicas pela UNESP, Mestre e Doutor pela USP. Atualmente é Professor Adjunto junto ao Departamento de Biologia e Pesquisador do Centro de Estudos de Insetos Sociais do Instituto de Biociências de Rio Claro da UNESP. É Bolsista de Produtividade do CNPQ – nível 1 – A.
Atua na área de Entomologia, com ênfase em Biologia e Controle de Insetos Sociais, com ênfase nas formigas e é Coordenador do curso de Especialização “Latu senso”: Entomologia Urbana: teoria e prática, desde 1999.

Osmar Malaspina

Osmar Malaspina

Biólogo, com doutorado Zoologia pelo Instituto de Biociências de Rio Claro, UNESP. Atualmente é professor Livre docente do Depto de Biologia e do Centro de Estudos de Insetos Sociais do IB-UNESP, Rio Claro. Atua nas áreas de Zoologia, com ênfase em Zoologia Aplicada, Biologia Celular, Ecotoxicologia de abelhas e conservação de polinizadores e produtos apícolas. Cerca de 100 artigos científicos e 10 capítulos de livros publicados.

João Paulo Gomes

Mediador – João Paulo Gomes

Graduação em Ciências Biológicas, Pós-Graduação em Marketing, Especialização em Entomologia Urbana, pós em Gestão de Negócios e Mestrado em Saúde Pública. Carreira desenvolvida em instituições de ensino e empresas privadas atuando em pesquisa e desenvolvimento, assuntos regulatórios, qualidade, estudos clínicos e gerenciamento de marcas registradas e patentes. Coordenador do curso de pós-graduação em Cosmetologia Aplicada à Estética e professor do Centro Universitário SENAC. Conselheiro da Sociedade Brasileira de Vetores e Pragas Sinantrópicas. Membro das Comissões de Saneantes e Cosméticos do Conselho Regional de Química. Presidente da Comissão de Desinfestantes ANVISA/ABNT nº 181.

1º Painel Agentes de Saúde

Nova regulamentação para empresas especializadas no controle de vetores e pragas urbanas do estado de São Paulo

Pedro Roschel

Pedro Roschel

Farmacêutico-Bioquímico com sólida experiência em vigilância sanitária, capacidade de liderança, atualmente Diretor do Grupo Técnico de Saneantes da Divisão de Produtos Relacionados à Saúde – DITEP, do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo. Atuando ainda como inspetor em inspeções de certificação de boas práticas de fabricação de medicamentos, insumos farmacêuticos, produtos para saúde, cosméticos e saneantes.
Promoção de capacitação de profissionais em Vigilância Sanitária na Pré e Pós-comercialização.

paulo-roberto

Mediador – Paulo Roberto Urbinatti

Biólogo, formado pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP “Campus” de Rio Claro, SP. Possui especialização em Entomologia Epidemiológica e em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Mestre e doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Docente convidado para ministrar disciplina de Epidemiologia em cursos de especialização na área ambiental na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Credenciado como orientador pontual no programa de Pós-graduação na área de concentração de Epidemiologia e no programa de Mestrado Profissional em Entomologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Autor de capítulos de livros e diversos artigos publicados em revistas científicas.

As ações que o governo do estado de SP vem fazendo no Combate a Dengue

Sra. Dalva Marli Valério Wanderley

Dalva Marli Valério Wanderley

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Especialização, Mestrado e Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atua na Superintendência de Controle de Endemias como Assistente Técnico de Direção para a área de vigilância e controle de vetores. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Doenças Transmitidas por Vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia e controle das arboviroses, doença de chagas, malária e leishmanioses.

Impacto da resistência a inseticidas no controle de Aedes aegypti

Maria de Lurdes Macoris

Maria de Lurdes Macoris

Graduação em ciências biológicas pelo Instituto de Biosciências – Unesp, Botucatu, especialização em entomologia médica pela OPAS, especialização em Dengue pelo Instituto Pedro Khouri, Cuba, mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina – Unesp, Botucatu e doutora em Biologia Aplicada pelo Instituto de Biosciências, Unesp, Botucatu.
Pesquisadora científica na Sucen no laboratório de entomologia aplicada em Marília e já atuei como Bióloga na Sucen, regional de Araçatuba
Coordeno o laboratório de testes de susceptibilidade a inseticidas, testes de produtos e equipamentos para controle de vetores.

Educação continuada de agentes públicos de saúde

Paulo de Figueiredo Garcia

Paulo de Figueiredo Garcia

Doutorando em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, FSP/USP, Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, FSP/USP, Brasil, tendo como área de concentração Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade.
Graduado em Administração de Empresas, extensão universitária em Economia e Gestão de Negócios na Prestação de Serviços de Saúde pela PUC/SP e Gerência para Executivos pela Fundação Getúlio Vargas FGV/SP.

Gabriela Carvalho

Gabriela Carvalho

Doutoranda em Ciências pelo Programa de Saúde Pública (em andamento), pelo Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Trabalhando com estrutura populacional com marcadores genéticos e morfometria geométrica alar em insetos vetores.
Mestre em Ciências pelo Programa de Saúde Pública (2013), pelo Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), com experiência na ecologia de vetores e hábito alimentar deCulicidae.
Bolsista do Programa de Aprimoramento Profissional em Entomologia Médica e Soroepidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2010-2011). Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André, Licenciatura Plena (2008) e Bacharelado (2009).
Atualmente atuando na linha de estudos em Entomologia Médica, ecologia de vetore e educação e conscientização em Saúde Pública.

Palestrantes MiniCursos

Formigas

Ana Eugênia de Carvalho Campos

Ana Eugênia de Carvalho Campos

Bióloga pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UNESP, Rio Claro. É diretora geral substituta e pesquisadora científica nível VI do Instituto Biológico, docente do Curso de Pós Graduação em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio do Instituto Biológico. É membro da equipe coordenadora do Curso de Especialização em Entomologia Urbana (UNESP/Instituto Biológico). Tem experiência na área de Zoologia, , atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, biologia e controle de pragas urbanas com ênfase em formigas urbanas.

Bruno Mendonça

Mediador – Bruno Mendonça

Especialista em Entomologia Urbana
Administrador de Empresas
Técnico em Química
Responsável técnico pela DM PRAGAS
Atuante no setor desde 2008

Baratas

Ana Mary Amorim dos Santos

Ana Mary Amorim dos Santos

Graduada em Ciências Biólogicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Possui Pós Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental. Experiência de 17 anos na área de Vetores e Pragas Urbanas, com atuação em Desinsetizadoras, fabricantes e Distribuidores de produtos domissaneantes. Atualmente é Diretora da Amorim Consultoria e Parceiros, onde desenvolve atividades de Consultoria, Assessoria e Treinamentos Técnicos na área de Controle de Vetores e Pragas Urbanas bem como, projetos para área de meio ambiente.

Fábio Moreira

Mediador – Fábio Moreira

Biólogo, com especialização em Entomologia Urbana e Meio Ambiente. Foi chefe do Zoológico Municipal e Gerente da Divisão Técnica de Conservação da Biodiversidade, ligados a Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos. Atuou em ações de conservação de fauna silvestre em vida livre e cativeiro.
Empresário do setor de controle de pragas urbanas, atuando no segmento a mais de 20 anos.
Atualmente realiza atividades no controle de pragas urbanas e no manejo de fauna silvestre em áreas urbanas e rurais, sendo diretor técnico e consultor da empresa Sinantrópicos Ambiental.

Roedores

Rose Costa

Rose Costa

Médica Veterinária formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com Especialização em Saúde Pública, assumiu cargo de Chefia junto a Vigilância Sanitária do Município de Atibaia, sendo posteriormente responsável pelo Setor de Zoonoses. Atou como Representante Técnica de Vendas na divisão de Saneantes Domissanitários das empresas BASF e Syngenta, estando no segmento de Controle de Pragas há mais de 20 anos.

Atualmente, desenvolve o Departamento Técnico da empresa Avink Saúde Ambiental e é Coach e Trainers Practitioner da empresa SERAllure Mind’s Way

Antônio de Tate Mediador – Antônio de Tate

Formado em Tecnologia em Gestão e Marketing de Pequenas e Médias Empresas. Diretor Administrativo e Comercial do Grupo DDL Empresas Inteligentes e  Proprietário da DDL Saúde Ambiental Ltda e DDL Serviços Especiais Ltda no mercado desde julho de 1995

Pragas de Grãos

Arnaldo Cavalcanti de Rezende

Arnaldo Cavalcanti de Rezende

Mestrado em Tecnologia de Pós-Colheita, pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.  Engenheiro Agrônomo, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em 1996. Autor e Co-autor de trabalhos científicos publicados e diversas palestras proferidas em Cursos, Congressos e Seminários na área de Armazenamento de Grãos e de Produtos Processados.  Trabalhou por 19 anos na CEAGESP, como Gerente Técnico, posteriormente por mais de 06 anos na Degesch do Brasil e BEQUISA, sempre atuando em Armazenamento de Grãos – Controle de Pragas e áreas afins.  Atualmente é Consultor Técnico da BEQUISA e sócio da BYTECH, empresa de Prestação de Serviços de Controle Integrado de Pragas, atuando também em consultorias e auditorias independentes, nas áreas de Controle Integrado de Pragas, Boas Práticas de Fabricação e HCCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), em unidades de armazenamento de grãos e produtos processados, bem como em indústrias de alimentos.

Oscar de Brito

Mediador – Oscar de Brito

Engenheiro florestal pela Universidade Federal do Paraná – UFP, administrador de Empresas pela Universidade São Francisco, Pós-graduado em: Qualidade da Madeira
para Papel e Celulose e Anatomia e identificação de Madeiras pela ESALQ da USP; Engenharia de Produção e Econômica pela Escola Politécnica da USP; Maquinário Industrial para madeiras – Projetos Industriais pela JICA – Japan International Cooperation Agency – Nagoya – Japão; Administração de Pesquisa e Desenvolvimento pela Vanderbilt University – Nashville – Tennessee – USA; Tecnologia e Produtos de Madeira pela Virgínia Polithechinic Institute – Blaksburg – Virgínia – USP, desenvolvendo atividades como: pesquisador coordenador na Divisão de Produtos Florestais no Instituto de Pesquisas
Tecnológicas há 20 anos; gerente geral da Divisão de Florestal na Melhoramentos Florestal ;
Proprietário na BN Controle de Pragas e Tecnologia Industrial de Madeiras. Membro da
“National Pest Management Association ” – NPMA na APRAG; na cidade de Bragança
Paulista é membro das entidades: COMDEMA, COMAN, Agencia de Desenvolvimento
Regional – UNICIDADES, Coordenador da Câmera Ambiental e Conselheiro da Creche Colibri

Cupins

Gonzalo Antonio Carballeira Lopez

Gonzalo Antonio Carballeira Lopez

Biólogo, pela Universidade de São Paulo em 1981, atua desde 1976, na realização de inspeções em edificações e acervos culturais e históricos para o levantamento, diagnóstico e avaliação da biodeterioração causada por organismos xilófagos, como cupins, fungos e brocas de madeira. Atua na elaboração, coordenação e acompanhamento de pesquisas e prestação de serviços de controle de insetos xilófagos em acervos culturais e históricos e edificações do Patrimônio Histórico. Na área de pesquisa participa da elaboração, manutenção e avaliação de testes para avaliação da eficácia de inseticidas utilizados na proteção de madeiras ou incorporados a outros materiais, em condições laboratoriais e em campos de apodrecimento.

Antônio de Tate

Mediador – Antônio de Tate

Formado em Tecnologia em Gestão e Marketing de Pequenas e Médias Empresas. Diretor Administrativo e Comercial do Grupo DDL Empresas Inteligentes e Proprietário da DDL Saúde Ambiental Ltda e DDL Serviços Especiais Ltda no mercado desde julho de 1995.

Espaço Mulher

Maria do Horto Nagano

Maria do Horto Nagano

Possui graduação em Medicina Veterinária pela UFPEL, Pós Graduada em Produção e Sanidade pela UFPR, Metodologia do Ensino Superior pela OPET, Auditora Ambiental pelo IEP. Desde de 2000 atua como empresária, professora e consultora em Manejo Integrado de Pragas, com ênfase nas unidades de saúde e alimentação. Atualmente é Presidente da Associação Paranaense dos Controladores de Pragas e Vetores (APRAV).

Adélia Guerra

Adélia da Silva Guerra

Possui graduação em Engenheira Agrônoma pela ULBRA, pós-graduação em Nutrição de Plantas – ESALQ em Produção de Cachaça – FTB/Embrapa
EXPERIÊNCIA
Controle de pragas em Usinas da cultura da Cana
Funcionária Pública na Extensão Rural
Responsabilidade Técnica no Controle de Pragas e Vetores Urbanos
Experiência em plano de gerenciamento de Resíduos Sólidos
Capacitação em Formação de Instrutores e operadores de controles de pragas
Professora e Instrutora em Escola Técnica Agrícola

Juliana Vieira Cintra

Juliana Vieira Cintra

Primeira Dama da cidade de Campos do Jordão, é publicitária e fotógrafa pós graduada.
Preside o  Fundo Social de Solidariedade da cidade de Campos do Jordão

Expoprag - Todos os direitos © reservados

Desenvolvimento TargetWeb