Releases


EXPOPRAG 2016 supera expectativas e se destaca como o melhor evento do setor de pragas urbanas da América Latina.

A 11° edição do evento referência para o setor, contou com conteúdo informativo de alto nível, lançamentos e soluções que contribuirão para saúde da população brasileira.

São Paulo, 26 de Setembro de 2016. A EXPOPRAG, evento referência para o setor de pragas urbanas, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de Setembro em Campos do Jordão, abordou assuntos de suma importância no controle de pragas e vetores, bem como para a saúde da sociedade como um todo.

A EXPOPRAG, além de ser o maior evento de controle de pragas da América Latina e o segundo maior do mundo, contou com a apresentação de várias ações inovadoras. Os eventos paralelos que abordaram temas técnicos focados nos controladores de pragas e painéis de discussão com Entomologistas, Biólogos e Agentes Públicos, despertaram o interesse dos visitantes.

“Esta foi à primeira vez que o evento ocorreu fora da cidade de São Paulo e, também, a primeira vez que todos os eventos ocorreram de forma integrada. A resposta do público foi muito positiva, o que demonstra que a APRAG, entidade responsável pela organização do evento, conhece bem o seu mercado e, mais que isto, está sempre em busca de atividades que contribuam para a capacitação dos profissionais e o desenvolvimento do mercado de controle de vetores e pragas urbanas”, afirma Dilceu Scapinello, coordenador da EXPOPRAG 2016.

O Congresso, cujo tema foi “Dedetizador ou agente de saúde? Qual o caminho seguir?”, contou com a presença de 512 congressistas do setor e trouxe para os gestores das empresas de controle de pragas, um repertório bem completo com temas técnicos, gestão de negócios/liderança e análise de “cases” de sucesso, incluindo importantes informações no controle do Aedes aegypti, vetor de doenças graves como a Dengue, Febre Chikungunya e Zica Vírus.

“A escolha do tema do congresso e a seleção dos assuntos abordados foi um estímulo para que os profissionais ampliem sua visão acerca das atividades do controlador de pragas. É uma mudança que pretende levar à sociedade a importância do controle de pragas urbanas para a saúde da população, explica Paula Hara, presidente da APRAG. Segundo Paula, a disseminação da informação mediada pelas novas tecnologias infelizmente ainda não impede a informalidade no setor. “Precisamos trabalhar muito junto aos órgãos reguladores, governamentais e ao público consumidor. A EXPOPRAG foi um lugar excelente para gerar essa reflexão sobre as inúmeras possibilidades do mercado”, afirma a presidente.

A feira teve 1800 visitantes que foram em busca de novos produtos, tecnologias e, também, para estreitar relacionamento com seus fornecedores. Os 40 expositores comemoraram o retorno, pois segundo a maioria deles o público presente demonstrou ser muito qualificado e o responsável pela tomada de decisão, fato que fortaleceu ainda mais a geração de negócios. “Os principais clientes e o público decisor estiveram presente no evento, o que foi muito positivo. Fazer o evento num local turístico foi uma ótima ideia, pois propiciou a visitação de público qualificado ao unir negócios com lazer”, relata Luciana Freitas, coordenadora de marketing da Bayer, uma das empresas patrocinadoras.

Durante o evento ocorreu o lançamento de um dos mais importantes projetos da APRAG, o lançamento do Manual de Controle de Vetores e Pragas Sinantrópicas. “Por se tratar de um mercado carente de informações direcionadas ao controlador de pragas sinantrópicas, esta publicação teve como principal objetivo suprir tal necessidade, gerando condições para melhor capacitação das empresas de controle, através dos conhecimentos teóricos, práticos e ideológicos disseminados pelos autores desta publicação”, esclarece Bruno Mendonça, coordenador do projeto.

Para Marcos Gennaro, Vice Presidente da APRAG e, também, coordenador do projeto “Manual” junto com o Bruno Mendonça, a publicação por ter sido realizada e distribuída por profissionais da área, aumenta ainda mais a importância da obra. “É um marco para o setor, pois os autores passam ou já passaram pelas dificuldades comuns aos empresários. Essa obra servirá como material de consulta técnica especifico do setor, com informações claras e também praticas sobre as pragas”, explica o Vice Presidente.

A publicação, que foi comercializada durante todo o evento, superou a expectativa de vendas. “Havíamos definido em última reunião, destinar 500 exemplares para comercialização na feira. Entretanto, por decisão de última hora, resolvemos destinar 560 unidades, que, para nossa grata surpresa, se esgotaram no último dia do evento”, comemora o coordenador. “A APRAG veio por meio deste manual, dar uma valorosa contribuição para que os interessados possam construir um setor cada vez mais digno e capacitado, trabalhando com uma mentalidade de verdadeiros agentes de saúde. O sucesso será consequência!”, afirma Bruno.

A comercialização da publicação será realizada através do site da APRAG – www.aprag.org.br.

Para Paula Hara os controladores de pragas muitas vezes são considerados aplicadores de produtos desinfestantes domissanitários e o principal objetivo com a publicação do Manual foi mostrar a sociedade e aos órgãos reguladores que as empresas possuem competência e capacidade para ajudar a determinar os rumos do setor. “Este manual é uma prova de que somos competentes, que temos conhecimento técnico atualizado e acima de tudo, temos a sabedoria da prática que é essencial na solução dos grandes problemas”, explica Paula.

O Evento EXPOPRAG aconteceu num momento muito propício, onde o trabalho dos controladores de pragas está em voga. “Estamos vivendo um crescimento ascendente e agora exponencial. Precisamos aproveitar a maré e trabalhar juntos, buscando respeito junto aos órgãos governamentais, público consumidor e colegas de profissão, conquistando um mercado mais ético e profissional. Juntos Somos Mais Fortes!”, finaliza a presidente da APRAG.


Sobre o evento:

Data – ocorreu nos dia 21, 22 e 23 de Setembro de 2016

Local – Convention Center – Av. Macedo Soares, 499, Capivari, Campos do Jordão – SP

Visitação à feira: foi Gratuita

Congresso e Eventos Paralelos: Programação no site http://expoprag.com.br/2017/


Sobre a APRAG

Fundada em 1992 por um grupo de empresários, a APRAG nasceu para ser uma entidade representativa das empresas controladoras de pragas do Estado de São Paulo. Desde então, desenvolve ações e projetos em prol da profissionalização e do desenvolvimento de setor de controle de pragas em todo o Brasil.

Entre os principais objetivos da associação estão:

  • Divulgação técnica das principais pragas urbanas e dos métodos de controle, através de cursos e seminários;
  • Esclarecimento a consumidores sobre formas de controle e correta contração de empresas especializadas no controle de pragas;
  • Atuação junto a órgãos públicos envolvidos nas ações de controle de vetores e pragas sinantrópicas;
  • Incentivo à pesquisa científica e ao desenvolvimento de novas técnicas e produtos e, com essas, tornar o setor de controle de pragas mais profissional e ético.

Mais informações no site: http://aprag.org.br/


Fale com a assessoria de imprensa da APRAG:

© Expoprag 2017 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento TargetWeb